Álcool gel 70%: como ele funciona no combate ao vírus
O álcool gel 70% se popularizou durante a pandemia de COVID-19 como uma das principais formas de evitar a contaminação pelo vírus. Mas, como ele funciona, exatamente? Aqui, respondemos essa dúvida. Confira!
Como o álcool gel 70% funciona na prevenção de doenças?
O vírus tem uma camada externa de gordura que o protege. Isto acontece, por exemplo, com o vírus H1N1 e COVID-19. O que o álcool gel 70 faz é dissolver essa camada, desidratando e matando o vírus.
Além dos vírus, o produto também é altamente eficaz no que se refere às bactérias, conseguindo eliminar 99,99% delas. É por isso que o álcool em gel 70 é frequentemente indicado para higienização das mãos no dia a dia, evitando a contração de doenças.
Álcool gel 70% substitui a lavagem das mãos?
Há quem prefira utilizar o álcool gel 70% mesmo quando tem a opção de lavar as mãos. Mas, será que o produto é mais eficiente do que uma lavagem com o tradicional combo água e sabão?
Médicos indicam que não. Sempre que tiver acesso às duas opções, prefira lavar a mão com água e sabão, porque é possível realizar uma higienização completa e mais cuidadosa, o que nem sempre é feito com o álcool 70%.
O produto é uma boa alternativa para ter consigo quando não estiver em casa, podendo levá-lo na bolsa para usar ao longo do dia todas as vezes que encontrar em contato com objetos ou superfícies com potencial de contaminação.
Riscos do álcool gel 70% à saúde
Uma dúvida comum é se o álcool gel 70% pode trazer algum risco à saúde. De forma geral, não. O único problema que pode ocorrer é uma irritação da pele devido ao uso constante.
É por isso que quem utiliza o álcool 70 com frequência normalmente nota um maior ressecamento das mãos. Isso acontece porque ele desestabiliza a camada externa de proteção da pele, tornando-a ressacada.
Uma forma de evitar esse tipo de problema é utilizar o álcool em gel, que tem formulação menos agressiva. Além disso, algumas alternativas possuem fórmula diferenciada, com ativos hidratantes em sua composição.
Cuidados ao comprar álcool gel 70%
Durante a pandemia, cresceu o número de vendas de álcool em gel 70% falsificado. O grande problema dessa alternativa é que além de ter um sensorial ruim (deixa a pele melecada), o produto não protege contra o novo coronavírus.
Por isso, é preciso ter alguns cuidados na aquisição. Mas, qual álcool gel 70 comprar? Sempre procure o registro da Anvisa na embalagem do produto, porque indica que a empresa segue normas do órgão e é legalizada.
Além disso, desconfie de embalagens pouco profissionais. Se tiver pouca informação sobre o produto, sua formulação ou erros de escrita, desconsidere o álcool em gel.
Como usar álcool gel 70%
Saber usar o álcool gel 70% é essencial para efetivamente garantir a limpeza das mãos. Para acertar na higienização, recomenda-se aplicar um pouco do produto na palma da mão.
Então, pressione a ponta dos dedos da mão oposta no álcool e repita o processo com a outra mão. Depois, espalhe o gel sobre toda superfície das mãos até que seque completamente.