vários icones de redes sociais

COMO VENDER MAIS UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS?

Nos dias de hoje, redes sociais estão presentes na vida de diversas pessoas, 24 horas por dia. Um elemento que quando utilizado da maneira certa, pode ajudar a alavancar as vendas de sua empresa.

Mas você sabe como fazer isso? Aliás, sabe com quem está ou deveria estar falando? Mais do que ter várias contas em várias redes sociais, é preciso planejamento e um bom posicionamento da marca na internet.

Quer aprender como fazer isso? Separamos algumas dicas que podem te ajudar a entender melhor sobre a importância das redes sociais e como utilizá-las ao seu favor!

 

O QUE SÃO REDES SOCIAIS?

Basicamente, redes sociais são estruturas dentro ou fora da internet, feitas por pessoas e organizações que criam uma conexão a partir de interesses e características em comum. Sua função, portanto, é conectar essas pessoas, com possibilidades de compartilhar, por exemplo, o dia a dia e informações.

No mundo da internet, as redes sociais são muito comuns em aplicativos de celular. Você já deve ter ouvido falar de Facebook e Instagram, não é mesmo? Esses são alguns dos exemplos de redes sociais mais poderosas atualmente.

Com isso, podemos ver que o tamanho da sua importância é real quando se considera um local no qual é possível criar uma comunidade própria. Não satisfeito? Confira alguns dados abaixo.

 

REDES SOCIAIS NO BRASIL

Grande como é o Brasil, é impossível não possuir um grande volume de pessoas conectadas por meio da internet. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019, feito pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação, 92% dos acessos são para checar redes sociais e enviar mensagens por meio delas.

Para se ter um exemplo, só no Facebook são, em média, 2,27 milhões de usuários ativos, seguido pelo YouTube, com 1,9 milhão.

 

COMO VENDER NAS REDES SOCIAIS

Agora que já sabemos o que são redes sociais e porque são plataformas importantes a serem consideradas, podemos começar já! Ou quase isso. Veja bem, para vender nas redes sociais é preciso planejamento e uma boa estratégia de marketing.

Estratégias de marketing envolvem desenvolver peças publicitárias, consolidação da marca por meio do branding, criação de conteúdo, análises e muito mais. Mas, calma, vamos te dar quatro dicas básica que já vão ajudar nessa empreitada!

 

  1. Criação de conteúdo com qualidade é uma necessidade. E mais: é preciso ter constância. Por isso, conheça bem sua persona e faça publicações que deem respostas para os seus problemas. Conte, explique e exemplifique, quando possível, sobre assuntos e temas que envolvam o tipo de produto ou serviço que você está vendendo.

E não se esqueça de desenvolver um calendário editorial para auxiliar na constância das postagens!

 

  1. Identidade visual ajuda a fortalecer a sua marca. Sabe quando você olha para alguma imagem ou logo e sabe do que se trata? É disso que estamos falando.

Use imagens impactantes e que dialoguem com o seu conteúdo. Principalmente quando elas serão postadas em redes sociais com apelo visual, como o Instagram.

 

  1. Responda dúvidas e dê a atenção que o seu público precisa. Algo extremamente importante para criar um relacionamento com ele. Responda comentários, tire dúvidas e fique atento as mensagens diretas.

 

  1. Invista no social commerce, pois é uma boa alternativa para facilitar a venda de seus produtos. Uma vez que, no Instagram ou no Facebook, é possível direcionar o público diretamente para a página de um produto específico, marcado em algum post, torna-se mais fácil convertê-lo em cliente.

 

GERENCIAMENTO DE REDES SOCIAIS

Embora seja tentador estar em todas as redes para “maximizar” o seu alcancem é preciso ter cautela e, mais ainda, ter de forma clara quem é o seu público e para quem pretende falar. Esse é o primeiro passo para quem almeja investir em redes sociais.

Além do mais, considere realizar uma pesquisa sobre as etapas da jornada de compra. Uma vez que em cada ambiente virtual o potencial cliente pode estar (e normalmente está) em diferentes estágios da jornada. Isso ajuda no tipo de conteúdo a ser produzido, para que servirá e qual objetivo deve atingir.

 

Mas como fazer uma gestão de redes sociais de forma correta?

Para começar, busque informações sobre gerenciamento de redes sociais, qual o seu papel e relevância no mercado. Estude mais a fundo sobre o assunto!

Embora seja necessário você entendê-lo, a melhor forma ainda é confiar o trabalho a um profissional ou agência de marketing especializada. Com uma agência, aumenta-se a eficiência nos resultados analíticos, na produção de conteúdo e no relacionamento com os seguidores.

Para alcançar esses e os demais resultados desejados, é necessário que marcas tenham em mente que a agência será uma parceira, porém ninguém, além de você, conhece tanto sobre o mercado em que está inserido.

Isto é, participar ativamente das etapas de planejamento, aprovação de pauta e acompanhamento dos resultados é fundamental para uma relação saudável entre seu negócio e a agência.

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