A imagem mostra de forma simplificada uma representação do e-commerce

Estratégias de marketing para vender mais em loja de e-commerce

Sim, existe uma diferença nas estratégias de marketing para um e-commerce de sucesso, elas são focadas em atrair clientes com intenção de compra! Aliás, quando você digita qualquer palavra-chave relacionada a um produto, o Google já te oferece várias opções, seja para compra ou informações relacionadas.

Mas, para que o seu e-commerce apareça entre essas sugestões, é preciso muito trabalho! Então, é preciso otimizar as estratégias de gerenciamento do seu site e das campanhas de marketing usadas para conseguir mais tráfego para o seu site. Entretanto, cada negócio pode precisar de uma estratégia personalizada de marketing, porém, existem algumas que podem ser comuns a todos. Vamos conferir as principais estratégias de marketing para um e-commerce.

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Trabalhe a construção da sua marca como estratégia de marketing

Uma das melhores estratégias para o sucesso do seu e-commerce, é construir uma marca forte! Você precisa criar uma identificação com seus consumidores, é preciso se tornar uma referência para eles!

Portanto, quando você gera essa identificação com seus clientes, você consegue mais que vendas, consegue promotores da marca!  Os clientes passam a recomendar seu e-commerce para amigos, familiares e nas redes sociais.

Sem falar que quando você fortalece sua marca no mercado, ela tem um melhor posicionamento nos motores de busca, aumentando o tráfego! Aliás, uma boa gestão de marketing digital voltada para construção da marca pode aumentar o tráfego do seu e-commerce em até 30%!

 

Marketing de conteúdo um dos segredos para um e-commerce de sucesso

O marketing de conteúdo se tornou uma das principais ferramentas para um e-commerce vender mais! O empresário precisa entender a importância de usar essa estratégia para aumentar suas vendas! Cada conteúdo produzido no marketing digital tem um propósito e uma estratégia específica.

Esses conteúdos sempre devem estar alinhados com a etapa de vendas que seu cliente se encontra. Quando bem aplicada, essa estratégia diminui o tempo do ciclo de venda, ou seja, o tempo que o cliente leva para tomar a decisão de compra.

Ainda no marketing de conteúdo temos as seguintes estratégias:

  • E-mail marketing: é um grande aliado dos websites que vendem! Usado para manter o interesse do público, ou para enviar ofertas, descontos e lançamento de produtos. No e-mail marketing, é possível automatizar essa comunicação e dividir as estratégias em ocasiões específicas, como newsletter, promocional, sazonal, comemorativas e boas-vindas.
  • Redes sociais: estratégia essencial para aumentar as vendas no seu e-commerce. Além de ser um canal de comunicação, é uma ótima plataforma para o crescimento e fortalecimento da sua marca. Entretanto, é essencial conhecer bem o perfil da sua persona, para saber qual conteúdo faz mais sucesso e entender a frequência ideal de postagem.
  • Blog: outra ferramenta essencial no marketing de conteúdo, ele auxilia na captação de leads, no fortalecimento da marca e também no aumento do tráfego orgânico para o seu site!

Outras estratégias de marketing essenciais para aumentar suas vendas

Além do marketing de conteúdo e da construção da marca, existem outras estratégias que podem ser usadas para aumentar as vendas do seu e-commerce.

  • SEO: essencial para que sua empresa consiga destaque na internet! Com o SEO é possível melhorar o posicionamento nos motores de busca e consequentemente aumentar o tráfego orgânico do seu e-commerce.
  • Remarketing: é uma estratégia em que se usa à movimentação dos clientes na sua loja virtual, para afinar melhor sua estratégia de vendas e ofertas.
  • Pós-vendas: investir em ações de fidelização de clientes, também é uma excelente técnica para aumentar as vendas!
  • Promoções: que cliente não gosta de uma promoção? Mas não se esqueça de ser estratégico em suas ações e delimitar um tempo para as ofertas.
  • Marketing de influência: investir em influenciadores digitais pode aumentar consideravelmente sua clientela, mas é preciso ser estratégico nessas ações.
  • Anúncios: quando pensar em sua campanha de marketing não foque apenas em alcance orgânico, separe um valor para o tráfego pago.
  • Links patrocinados: ótimos para dar o pontapé inicial e atrair os primeiros clientes para o seu e-commerce!

Contudo, vale lembrar que essas são estratégias de marketing gerais. Entretanto, cada nicho de mercado tem suas particularidades e as ações de marketing para vendas precisam considerar essas questões! Agora vamos conhecer alguns cases de sucesso de e-commerce.

 

Cases de sucesso em e-commerce para estudar e aplicar a suas estratégias de marketing

Quando se pensa em como fazer um e-commerce de sucesso, é preciso estudar cases de sucesso que já existem no mercado. Assim, com esse estudo é possível entender as estratégias usadas por essa empresa, os pontos assertivos e também negativos nessa trajetória.

  • Magazine Luiza: apesar de ter várias lojas físicas pelo Brasil, 30% do faturamento da empresa vem do seu e-commerce. A marca inovou e foi pioneira em diversos canais de venda.
  • Netshoes: a empresa é o 5º maior e-commerce do Brasil! A receita do sucesso é oferecer a melhor experiência de compra possível, aliada a uma logística de qualidade.
  • Beleza na Web: convenceu as mulheres que era possível comprar cosméticos on-line através de conteúdos criados.
  • Amazon: começou vendendo livros e hoje vende uma infinidade de produtos!

Portanto, observando esses casos de sucesso fica fácil descobrir como ter um e-commerce de sucesso, as palavras-chave são, inovação, produção de conteúdo e uma boa gestão de marketing digital. Veja mais sobre estratégias de marketing para vender mais em loja de e-commerce na Agência MMD.

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