A imagem mostra de forma simplificada o marketing digital.

Marketing Digital e Inbound Marketing são a mesma coisa?

A propaganda é a alma do negócio, ainda mais quando ele está inserido no mundo virtual. Investir em marketing digital é uma ótima ideia para quem deseja construir uma marca forte e conquistar muitos clientes.

Mas, dentro do marketing, existem diversos conceitos a serem entendidos, já que essa área é muito ampla. Entre eles, está a diferença entre Marketing Digital e Inbound Marketing. Por isso, hoje vamos entender melhor sobre esses conceitos.

 

O que é Marketing Digital?

A imagem mostra de forma simplificada o marketing digital.

Marketing Digital é o conjunto de estratégias de comunicação que uma empresa utiliza para comercializar seus produtos ou serviços. Entre os benefícios que essa estratégia online pode trazer às empresas, estão:

  • Interatividade com o público: pois o foco não está no produto, mas na experiência do usuário na jornada de compra. Os consumidores têm a possibilidade de comentar, opinar e indicar os produtos a outras pessoas;
  • Análise e mensuração dos resultados: com o Marketing Digital, é possível analisar dados para ter a certeza de que a campanha foi efetiva. Resultados que não tenham sido satisfatórios significam que é preciso mudar a estratégia. Ter o livre acesso às métricas é um grande trunfo para obter sucesso de campanhas futuras;
  • Direcionamento e oportunidades: ao analisar os dados, você conhece melhor o seu público e direciona de forma correta seus produtos e serviços. Dessa forma, aumentam as oportunidades de fazer bons negócios e alcançar ainda mais pessoas que estejam interessadas no que você tem a oferecer.

 

O que é Inbound Marketing?

Já o Inbound Marketing – também conhecido como Marketing de Atração – é uma estratégia focada na produção de conteúdo relevante para atrair clientes. Ao utilizar essa ferramenta, a empresa não vai até o cliente, mas faz com que ele vá até o negócio.

Neste caso, são explorados mecanismos de busca, como sites, blogs e redes sociais. Dessa forma, a empresa nutre o potencial consumidor e o acompanha durante todo o processo de conversão para que ele se torne, efetivamente, um cliente.

Com o Marketing de atração, a empresa consegue entender as dores e as necessidades do seu público alvo e, assim, criar um canal de comunicação efetivo, que ofereça a solução para as demandas dos seus consumidores. Ou seja, seu negócio vai enviar mensagens, mas também vai dar abertura para que público as responda, e não somente consuma sem a possibilidade de interagir com o que está sendo oferecido.

O conteúdo relevante vai atender às necessidades do seu público, que irá compartilhá-lo com outras pessoas, gerar engajamento e fazer com que outros potenciais clientes procurem pelo seu negócio. Sua audiência cresce conforme você produz conteúdos de relevância e alimenta o canal de comunicação entre a empresa e o público alvo.

 

Por que contratar uma agência de Inbound Marketing?

Contratar uma agência especializada em Inbound Marketing pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, e o primeiro deles é a otimização de tempo. Isso porque o marketing da sua empresa vai ficar nas mãos de profissionais que entendem do assunto e usarão as estratégias corretas para que os resultados cheguem mais rápido.

Além de usar o tempo a favor do seu negócio, contratar uma agência especialista em Inbound Marketing é um investimento, já que, ao ter sucesso em campanhas elaboradas por profissionais capacitados, o faturamento da sua empresa, consequentemente, vai aumentar.

Dessa forma, seu negócio vai se destacar no mercado e ter vantagem competitiva sobre as outras empresas. Profissionais especializados em marketing sabem identificar as forças do seu negócio, e usar as estratégias corretas para fortalecer os pontos que precisam de melhoria.

 

Por que investir em Inbound Marketing?

A proposta do Inbound Marketing é atrair e fidelizar clientes. Por em prática essa estratégia só traz benefícios para a sua empresa. Confira abaixo quais resultados podem ser obtidos ao investir em Inbound Marketing:

  • Retorno sobre Investimento (ROI): esse é um dos primeiros benefícios de investir em Inbound Marketing, pois a produção de conteúdo relevante não requer grandes investimentos. Ao distribuir esses conteúdos nos canais corretos, os leads são atraídos para a empresa, se tornam clientes, efetivamente, e fazem com que o retorno financeiro aumente;
  • Mais visibilidade: Com o Inbound Marketing, você ganha visibilidade no mercado ao projetar conteúdos relevantes que colaboram com a construção de imagem do seu negócio. Além disso, a ferramenta de SEO é um dos pilares do Inbound Marketing, e faz com que o lead (potencial cliente) encontre os conteúdos da sua empresa de forma rápida nos resultados de busca do Google;
  • Leads qualificados: ao utilizar do Inbound Marketing, seu negócio atrai leads qualificados, ou seja, pessoas mais propensas a comprar seu produto ou serviço, e não apenas curiosos. Para filtrar potenciais clientes de qualidade, você pode utilizar landing pages, e-mail marketing, conteúdo segmentado e formulários, por exemplo;
  • Custo de Aquisição de Cliente: essa métrica, popularmente conhecida como CAC, é utilizada para mensurar a saúde financeira da empresa. Ao investir em Inbound Marketing, seu negócio reduz os custos de aquisição de cliente, pois como falamos anteriormente, essa é uma estratégia mais barata de ser aplicada, pelo fato de a produção de conteúdo relevante não demandar grandes valores;
  • Metrificação descomplicada: com o Inbound Marketing, você consegue mapear o comportamento da persona e visualizar facilmente os resultados das campanhas. Dessa forma, você conhece cada vez melhor seu público e pode elaborar estratégias cada vez mais assertivas para atrair e fidelizar clientes.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre Marketing Digital e Inbound Marketing, fica mais fácil investir no crescimento digital do seu negócio. Saiba mais no site da MMD.

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